Setor Elétrico continua em greve

Mas Lobão diz que há espaço para negociar

18.07.2013

Trabalhadores(as) do Setor Elétrico da base Rio (Cepel, Eletrobras, Eletronuclear e Furnas) fizeram passeata nesta quinta-feira (18 de julho) e deliberaram pela manutenção da greve por tempo indeterminado.

No dia anterior, a reunião entre o Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, com representações sindicais serviu apenas para que o político do PMDB reavivasse a velha prática de prometer a continuidade das negociações, tentando arrefecer o ânimo da categoria na sua luta por um ACT digno, à altura da capacidade requerida para quem atua no setor.

Lobão prometeu abrir canal de negociação com o Ministério do Planejamento e afirmou não ver motivo para o dissídio neste momento, já que o processo negocial continua em andamento.

Dando continuidade ao movimento grevista, foi enviado ofício ao presidente da Eletrobras informando que a troca de turno dos trabalhadores submetidos ao turno ininterrupto de revezamento do Sistema Eletrobras, se realizará troca a cada 24 horas.

Às 13 horas de hoje, o representante sindical da Eletrobras entrou em contato com as entidades sindicais convocando reunião com a diretoria da Eletrobras às 10 horas do dia 19 de julho, na sede da empresa do Rio de Janeiro.

Só mesmo as demonstrações de unidade e capacidade de mobilização da categoria têm conseguido romper a indiferença com que a representação patronal e o próprio Governo federal vêm tratando a negociação do nosso ACT.

Mais que nunca é hora de unidade e mobilização constante.

Afinal, é a nossa energia que ilumina o Brasil.