20 de Novembro - Dia da Consciência Negra

20.11.2016

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte deZumbi dos Palmares, em 1695.
A direção do Sintergia alia-se às comemorações do 20 de Novembro porque Zumbi dos Palmares é um símbolo da luta contra a discriminação e a imposição dos donos do poder para escravização da classe trabalhadora.
Ontem como hoje, a luta continua!