adicione nossa página aos seus FAVORITOS.

 

SINDICALIZE-SE

Encontre-nos nas redes sociais

 

 

 

 

Sindicato dos Trabalhdores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região.

TV Central Única dos Trabalhadores        Rádio da Central Única dos Trabalhadores

 

  Hoje é

 
 

Notícias | Coberturas Especiais | Matérias & Artigos | Nossos Jornais | Últimos Boletins

 

 

 

Nota de falecimento

 

20.12.2016


 

 

As manobras da direção da Light que não participa ao Sindicato quando da contratação das terceirizadas tiveram mais um capítulo com a morte do companheiro Leandro.

Prova disso são as recentes suspensões das reuniões do Comitê Permanente de Prevenção de Acidentes (CPPA) que têm por objetivo, justamente analisar ocorrências de acidentes e promover medidas que possam evitar acidentes e/ou minimamente minimizá-los através de medidas preventivas. Ao que se sabe, tais suspensões foram retaliação pelas denúncias do Sindicato contra imposições da empresa contra os agentes de relacionamento.

Por outro lado, não se pode deixar de lado as demissões em massa promovidas pela Light de forma indefensável e sem atender a qualquer critério e que certamente têm influência na ocorrência de acidentes pela sobrecarga que tem sido imposta aos trabalhadores.

Diversas pesquisas apontam que a maioria dos acidentes de trabalho atingem exatamente trabalhadores terceirizados e é lamentável que o governo golpista de Temer e seus aliados (PMDB, DEM, PSDB e PP principalmente) estejam tramando empurrar goela abaixo da classe trabalhadora projeto em que a terceirização passa a atingir atividades-fim.

A verdade é que ao contratar terceirizadas, a Light esconde o fato do Sintergia, porque sabe que uma vez representados pelo nosso Sindicato, tais trabalhadores passarão a contar não só com a proteção sindical, mas também com a fiscalização de suas atividades.

Mais que isso, muitas das vezes descobrimos que trabalhadores de terceirizados contribuem com sindicatos como o da construção civil.

Nada contra tais sindicatos, mas a atividade desses companheiros difere absolutamente da competências dessa e outras entidades representativas dos trabalhadores.

Algumas perguntas ficaram sem resposta neste episódio:
1) Terceirizados recebem treinamento adequado para executar a tarefa de eletricista?
2) Salários e demais benefícios dos terceirizados são iguais aos dos companheiros do quadro efetivo da Light?
3) Por que o medo em estabelecer um diálogo em defesa dos trabalhadores com a direção do Sintergia?

Esperamos que esse episódio trágico para a categoria eletricitária sirva ao menos para que a Light entenda que dialogar com o Sintergia é o primeiro passo para evitar que acidentes como este se repitam.
A direção do Sindicato sempre esteve aberta ao diálogo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

Nossa Estrutura


Nossos telefones

& Contatos

Expediente

 

 

Webmail

Controle Sistema

 

 


Avenida Marechal Floriano, 199 - 16º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20080-005