Audiência na ALERJ mostra força da categoria na luta contra privatização

17.09.2019

Audiência pública conjunta das Comissões de Ciência e Tecnologia e Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), realizada na última sexta-feira dia 13 de setembro, foi uma demonstração de que a direção do Sintergia não medirá esforços para barrar mais uma tentativa de privatização da Eletrobras .

Em primeiro lugar, a direção do Sintergia quer agradecer à iniciativa do deputado estadual Waldeck Carneiro, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, que teve a iniciativa para realização da audiência, mas o grande destaque do evento foi, sem dúvida, a participação maciça de trabalhador@s da Eletrobras, Furnas, Eletronuclear e Cepel, que lotaram o auditório, demonstrando que estão unidos e mobilizados na luta contra a privatização.

Menção obrigatória à participação de representantes dos Correios, Petroleiros, Cedae e Educação e dos movimentos sociais, MAB, Frente Brasil popular, Povo sem medo e Levante da Juventude, além das centrais sindicais.

Falando em nome do Sintergia, o diretor Emanuel Mendes destacou que a privatização levará a demissões em massa e vai piorar a qualidade dos serviços prestados. “Um trabalhador da Eletrobras demora muitos anos para se aperfeiçoar. Não é qualquer um que faz manutenção de uma linha de transmissão. A privatização trará muitas demissões e precarização das condições de trabalho”, explicou.

Levantamento dos sindicatos ligados aos trabalhadores do setor elétrico informa que são cerca de 7 mil funcionários da estatal só no Rio

Outras intervenções de parlamentares e representantes de entidades ligadas ao setor foram unânimes no entendimento de que o setor elétrico é estratégico e é controlado pelos governos na maioria dos países, mesmo naqueles de economia aberta.

Outros pontos que alcançaram unanimidade nas intervenções foram que a privatização causaria demissões em massa atingindo diretamente a trabalhador@s das empresas do setor num primeiro momento e atingiria aos consumidores com a consequente queda na qualidade do serviço, mas teria impacto avassalador para os consumidores com o aumento das tarifas estimado em aproximadamente 30%.

O dado mais importante da audiência e que fica como exemplo para outras ações promovidas pelo Sindicato é de que a participação da categoria é fundamental para que a gente vença a luta contra a privatização.

A luta continua e a movimentação e Representantes dos trabalhadores (Sintergia, Sinaerj, Senge e Aeel) do sistema Eletrobras base Rio (Eletrobras, Furnas, Eletronuclear e Cepel), terão uma agenda cheia em Brasília de terça-feira até sexta, veja abaixo:

CALENDÁRIO DE LUTA
TERÇA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO
Membros do CNE e uma comissão de Deputados têm reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, objetivando discutir o processo de privatização do Sistema Eletrobras. Também no dia 17 teremos audiência de conciliação no TST visando receber a proposta concreta desse tribunal para o Acordo Coletivo Nacional dos Eletricitarios.

QUARTA-FEIRA, DIA 18 DE SETEMBRO
Reunião do CNE para definir a posição dos sindicatos no que diz respeito ao ACT

QUINTA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO