RioLuz emperra negociação

10.06.2013

Após três rodadas de negociação não se pode falar em avanços e ainda não houve nenhuma proposta para as cláusulas econômicas, repetindo-se o que tem acontecido nos últimos anos.

Diante disso, a direção do Sintergia toma a iniciativa de informar os(as) trabalhadores(as) sobre o andamento das negociações, deixando claro que a lentidão nas negociações deve-se ao pouco empenho da empresa, já que a pauta de reivindicações da categoria, aprovada em Assembléia, foi entregue à RioLuz em 31 de janeiro de 2013.

Abaixo, listamos os principais assuntos tratados nas reuniões, com as respectivas respostas da empresa. Nova rodada de negociação acontecerá no dia 4 de julho, às 10 horas, na PGM.

Recursos do PCCS – a empresa informa que a maior parte dos recursos já foi analisada e que no momento oportuno os resultados serão divulgados em conjunto.

Cartão cesta de Natal – a empresa ficou de verificar a possibilidade de ampliar a concessão do benefício e sua ampliação para todos os trabalhadores.

Auxílio por afastamento médico – Negado.

Auxílio lanche – Mantida a redação do Acordo atual.

Retorno do nível especial – a empresa se comprometeu a estudar a reivindicação.

Cesta básica – Negada.

Concurso público – A Comissão de negociação do município disse que não há previsão.

Triênio – Negado.

Abono  de faltas – Negado, mas a empresa ficou de reavaliar os critérios do abono já existente.

Gratificação de sobreaviso – A Comissão de negociação do Município não concorda com a reivindicação, mas o Sindicato insiste para que a Comissão reveja atual posição por entender que a solicitação é pertinente, sugerindo um adicional de 2% sobre o salário base.

Adicional de pós-graduação – A empresa ficou de estudar.

Adicional de treinamento – Negado.

Ao final da reunião, o Sindicato solicitou que a Comissão do Município apresente respostas às pendências.

Participaram da reunião pela direção do Sintergia o diretor de saúde ocupacional e segurança no trabalho, Jorge Viana, e Ribamar Donato, diretor de base, além dos companheiros Ricardo José Monteiro e Anatolio Pinheiro pela comissão dos trabalhadores, Luiz David, pela Asserluz,  e representantes da RioLuz e da Procuradoria Geral do Município (PGM).