Trabalhadores do Setor Elétrico

encerram greve iniciada no dia 15 de julho

08.08.2013

Em Assembléia histórica, que durou quatro horas e teve votação apertada, trabalhadores do Setor Elétrico da base Rio deliberaram pela volta ao trabalho e aceitaram contraproposta definida em audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho, diante do impasse nas negociações entre as representações dos trabalhadores e da holding Eletrobras.

Maior base do Setor Elétrico que tem representação nacional, o Rio de Janeiro — formado pelas empresas Cepel, Eletrobras, Eletronuclear e Furnas — tinha grande rejeição em relação ao acordo bianual proposto pela empresa e só com mediação do TST foi possível chegar a um Acordo que se por um lado não agradou totalmente, pelo menos rompeu o descaso com que a representação patronal vinha tratando a negociação do ACT.

Para acelerar as negociações, a categoria fez greves de 24 horas num primeiro momento, que levou a empresa a finalmente começar as negociações. Como as propostas ainda eram rebaixadas, houve uma paralisação de 48 horas em seguida e desde o dia 15 de julho foi decretada greve por tempo indeterminado, encerrada nesta quinta-feira (8 de agosto).

As principais cláusulas aprovadas foram:

I.    6,49% (seis vírgula quarenta e nove por cento), a partir de 01.05.2013;

II.   0,8 %  (zero vírgula oito por cento) a partir de 01.05.2013;

III.  0,7  % (zero vírgula sete por cento), a partir de 01.01.2014 para os empregados com contrato de trabalho vigente nesta data;

IV.  Índice correspondente ao IPCA pleno no período compreendido entre 1º de maio de 2013 e 30 de abril de 2014, a partir de 01.05.2014 para os empregados com contrato de trabalho vigente nesta data; e

V.   1,0% (um por cento), a partir de 01.09.2014 para os empregados com contrato de trabalho vigente nesta data.

A categoria volta ao trabalho nesta sexta-feira (9 de agosto) com a certeza de que o fechamento do ACT nas bases atuais só foi possível com muita luta, determinação e unidade.