Por unanimidade trabalhadores da Light decretam estado de greve

14.07.2016

Em assembleia realizada no auditório do Colégio 1º de Maio na noite do dia 13 de julho, trabalhadores (as) da Light rejeitaram a contraproposta da empresa e decretaram estado de greve porque se a empresa apresentar contraproposta que não atenda às principais reivindicações da categoria em audiência que acontece hoje, às 16 horas, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), só resta à categoria ir à luta em busca de seus direitos mínimos, ou seja, reposição integral da inflação do período maio 2015 a abril 2016, manutenção da data-base e abono.
A reação da categoria aconteceu um dia após audiência realizada no TRT que contou com a presença de representantes do Sintergia, da empresa e do Ministério Público do Trabalho (MPT), em que a tentativa da Light de parcelamento da reposição salarial foi repudiada tanto pela representante do TRT como pelo MPT.
A palavra agora está com a Light, porque não existem argumentos para sustentar uma contraproposta tão aviltante, num período em que a demanda por energia aumenta diariamente e a empresa conseguiu junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sucessivos aumentos do preço da energia.
O que ocasionou o alegado déficit nas contas da Light é um mistério, mas quem paga esta conta é o consumidor e a empresa também quer jogar nas costas do trabalhador uma conta devida aos erros de gestão.
Os (as) trabalhadores (as) demonstraram sua unidade e capacidade de mobilização em diversos momentos e ações mais contundentes serão tomadas se a Light não assumir suas responsabilidades, garantindo a reposição plena da inflação, manutenção da data base e abono.
A luta continua!