Nota de Falecimento: Jair Simões, presidente da FNU por dois mandatos (1990 e 1992)
05.02.2019
É com pesar que a direção do Sintergia comunica o falecimento de Jair Simões, ex-presidente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) por dois mandatos (1990 e 1992), tendo ainda exercido as funções de delegado sindical, segundo secretário, tesoureiro, primeiro secretário e secretário geral.
Quadro histórico e exemplo de dedicação à causa operária, Jair Simões é oriundo do Sindicato dos Eletricitários de Niterói e por ocasião das comemorações dos 55 anos de fundação da FNU deu um depoimento emocionado: "Quando cheguei à Federação em 1973, já fazendo parte da direção, fiquei emocionado, pois lembrei que estive nestas mesmas salas quando eu era Office boy da empresa CBEE, entre 1952 e 1955, foi uma viagem ao passado".
Veja, abaixo, depoimentos de alguns diretores do Sintergia, que conviveram com Jair Simões e destacam a sua importância:
Magno Filho, ex-presidente do Sintergia e atualmente titular da Secretaria de Organização e Política Sindical da Federação
Comunico aos companheiros do Sintergia o falecimento nesta madrugada do ex-presidente da FNU, Jair Simões. Quadro histórico da federação ajudou no fortalecimento da entidade em todos os ramos, especialmente no período de retomada da democracia no país nos anos 80 e 90. Fica o legado da ética e da crença em uma sociedade mais igualitária. Companheiro Jair Simões, Presente!
Urbano do Vale Coelho, diretor de Finanças do Sintergia
Nossos sinceros sentimentos de pesar pelo falecimento do companheiro Jair Simões.
Que a sua história na FNU e no movimento sindical não seja apagada com a sua morte, foi um companheiro muito LEAL e acima de tudo, sempre empenhado na construção da solidez da unidade na luta da classe trabalhadora.
Merecedor de nosso respeito e admiração.
Vá em paz companheiro Jair Simões!
Cássia Liberatori, diretora do Sintergia
Jair Simões, presente!
Época em que lutamos para associar a Federação e o Sindicato na CUT.
Época em que um advogado japonês jogava um Kung Fu pra bater em nós, na porta da General Canabarro.
Época em que fomos os primeiros a acolher o Movimento Negro dentro de uma Entidade Sindical no Brasil.
Época em que eu, Aldanir Santos e Jair Simões realizamos um Encontro em que homenagemos um operário negro da Light. Ainda possuo o manuscrito de todas as Entidades e intelectuais negros que convidamos.
Época em que Jair Simões, comunista, relatava uma radiografia das esquerdas, e, referenciava Leonel Brizola.
Eu,jovem, o ouvia por horas e horas.
E eu e o Robertinho ( ES ) também o provocávamos até a discussão correr solta por dias e dias. É claro que ele "ganhava" as discussões ( a gente deixava) e depois falava pra eu pentear os cabelos. Mas ele podia! Há há há há.
Aldanir, que na época era da Convergência Socialista, e dizia que quando crescesse, queria ser igual ao Jair : um bom argumentador. E foi...
Aldanir foi um dos melhores articuladores com quem convivi.
Me orgulho, mesmo invisibilizada dentro no nosso sindicato, em ser um quadro histórico e mulher de luta, que detenho a experiência viva por um movimento sindical livre e democrático.
Eu convivi e convivo com muitos quadros históricos que nos formaram na luta. Não fazer deferência ao Jair Simões, seria uma heresia e uma ingratidão muito grande.
Ao Jair Simões, todo o meu carinho por sua luta e generosidade intelectual.
Descanse em paz das muitas lutas por nação democrática
|