Formatura do 1° de Maio dá continuidade ao sonho.

20.02.2019

No último dia 15 de fevereiro, o Colégio 1° de Maio realizou o cerimonial de formatura dos alunos do 3° ano do Ensino Médio e Técnico de 2018. Formaram-se 60 alunos do Ensino Médio, 19 alunos de Eletrotécnica, 12 alunos de Edificações e 24 alunos de Informática.

Na foto, os integrantes da mesa da solenidade. Da esquerda para a direita, os diretores do Sintergia Antonio Barbosa e Cássia Liberatori, o presidente da Associação Educacional Aldanir Carlos dos Santos, Eduardo Rodrigues, a professora Angélica Rua, vice diretora do Colégio 1° de Maio, o professor Carlos Raphael, diretor do Colégio, e os professores Reinaldo, Dejane e Rafael.

E pensar que tudo começou em 1959, quando trabalhadores saíram de uma Campanha Salarial vitoriosa na qual obtiveram reajuste salarial de 35% + abono de Natal (que deu origem à lei que criou o 13° Salário) e resolveram investir num sonho: doaram 20% para a criação de um "ginásio onde os filhos dos trabalhadores poderão melhor se instruir para um futuro promissor". A inauguração solene aconteceu no dia 13 de janeiro de 1962 e a manutenção desse sonho só é possível porque cada bolsa dedicada a determinado aluno é resultado da contribuição de um trabalhador de uma das 30 empresas que compõem a família sintergiana.

Podemos contextualizar a formatura que ocorreu no último dia 15 de fevereiro e entende-la como a continuação daquele remoto dia em 1959 quando um grupo de trabalhadores conseguiu vislumbrar um cenário além dos locais de trabalho e projetar um futuro que se consolida a cada formatura no 1° de Maio.