Plenárias e ato dão continuidade à luta contra a privatização e reforma da Previdência.

28.03.2019

A data de sexta-feira 22 de março ficará marcada na história do movimento sindical como o dia em que trabalhadores de todo o Brasil foram às ruas, reagindo à tentativa do governo de reforma da Previdência. No Rio, a direção do Sintergia mobilizou a categoria fazendo plenárias informativas na Eletrobras, Furnas, Eletronuclear e Cepel que convocava trabalhadores (as) para a concentração que aconteceu na Candelária a partir das 16 horas e a passeata que sairia dali até a Central do Brasil, local em que circulam milhares de pessoas todos os dias na ida e vinda para o trabalho. A maior prova de que a mobilização nacional foi vitoriosa veio na noite anterior, quando o governo publicou o decreto 9.735, que aprofunda ainda mais as restrições da MP 873, no que diz respeito às contribuições em favor dos Sindicatos, praticamente inviabilizando o recolhimento de qualquer tipo de pagamento às entidades representativas dos (as) trabalhadores (as). O decreto 9.735 que difere dos termos da MP 873/19. Isso porque ao revogar o inciso que trata da" contribuição em favor de fundação ou de associação que tenha por objeto social a representação ou a prestação de serviços a seus membros ", a medida poderá gerar interpretações aos demais trabalhadores/empregadores no sentido de que o mesmo se aplica as demais formas de contribuições, ainda que por analogia. A demonstração de capacidade de mobilização da classe trabalhadora pelos Sindicatos, Centrais e membros do movimento social e a reação do governo demonstram que estamos no caminho certo e que nossas ações têm reflexo no mercado financeiro de quem Bolsonaro é um mero representante. O ato de caráter nacional ocorrido no dia 22 marcou o início de toda uma mobilização de preparação de uma greve geral em defesa dos direitos da classe trabalhadora e contra uma reforma da Previdência que, uma vez aprovada, praticamente impedirá a aposentadoria de quem entrar no mercado de trabalho a partir de agora. Vamos manter nossa mobilização e unidade porque estamos em Campanha Salarial por um ACT digno e uma PLR justa, na luta contra a privatização do Setor Elétrico e engajados na mobilização nacional para barrar a reforma da Previdência. Juntos, somos mais fortes! A luta é de quem faz a hora!

Plenária realizada em Furnas

Plenária realizada na Eletrobras