Light demite 20 PCD’s e joga no lixo Acordo de Responsabilidade Social

10.01.2020

A data de 8 de janeiro de 2020 ficará marcada na história do Sintergia pela intempestiva e inexplicável demissão de 20 trabalhadores portadores de deficiência, que procuraram o Sindicato para a homologação de suas demissões. Pior, ainda, é que estes trabalhadores relataram à direção do Sintergia a ocorrência de vários casos de assédio moral em seus locais de trabalho, desrespeitando suas condições de PCD’s. O fato causa estranheza, ainda mais por se tratar da Light, que assina anualmente com o Sindicato um Acordo de Responsabilidade Social que prevê “A inserção dos trabalhadores portadores com deficiência... baseado num programa de contratação voluntarista...” Com isso, a empresa que antes era conhecida por ser vanguardista por adotar políticas de cunho social, caminha em direção contrária ao mercado, que busca valorizar empresas que promovem diversidade e inclusão. O primeiro passo da direção do Sintergia foi o de enviar ofício à empresa solicitando a marcação urgente de reunião para discutir o assunto e procurar uma solução negociada. Em seguida, em reunião com os companheiros demitidos, ficou marcado um ato para o próximo dia 14, a partir das 7h30min, em frente ao edifício-sede da empresa, na Avenida Marechal Floriano. Dependendo do resultado da reunião com a empresa, outras medidas poderão ser tomadas, entre elas acionar parlamentares no âmbito municipal, estadual e federal, acionar entidades de nível superior (CUT e FNU) e sensibilizar setores que tratam especificamente sobre a questão dos portadores de deficiência no âmbito do trabalho. Essa luta apenas começou.