Plenária de Furnas sobre ACT, PLR e Luta contra a Privatização mostrou que a luta continua!

15.06.2020

Realizada a partir das 16 horas desta segunda-feira, 15 de junho, a Plenária informativa sobre o andamento da negociação do ACT nacional do Setor Elétrico e da PLR e a continuidade da luta contra a privatização demonstrou que só a unidade e capacidade de mobilização da categoria pode mudar esse jogo, porque o atual governo não quer conceder absolutamente nada e ainda propões a retirada de direitos.

Na sua intervenção, o diretor de Políticas Energéticas, Emanuel Mendes, traçou um panorama realista sobre o andamento das negociações do ACT e informou que a estratégia adotada pelo Sindicato é a de reivindicar a manutenção de todas as cláusulas e o adiamento das negociações até o ano que vem, mas que a empresaa só aceita fazer isso com a retirada de alguns direitos, com o que não concorda o Sindicato.

Sobre a luta contra a privatização, Emanuel revelou que nossa luta tem sido vitoriosa nos últimos três anos, mas que a atual conjuntura política, com a aliança do governo com o bloco conhecido como centrão nos é desfavorável, porque daria maioria ao governo no Congresso, mas disse que o contato com as bancadas de esquerda e setores que privilegiam o diálogo vai continuar.

Destaque, também, para a intervenção do representante sindical Marcos Cardozo, que deu informes sobre as negociações que resultaram no protocolo adotado para a continuidade das atividades de operadores e mantenedores e que comprovaram, na prática, que os resultados têm sido bastante satisfatórios.

Importantes os esclarecimentos dos advogados Diego Bochnie e Maximiliano às perguntas levantadas pela plenária.