adicione nossa página aos seus FAVORITOS.

 

SINDICALIZE-SE

Encontre-nos nas redes sociais

 

 

 

 

Sindicato dos Trabalhdores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região.

TV Central Única dos Trabalhadores        Rádio da Central Única dos Trabalhadores

 

  Hoje é

 
 
O Sindicato
 

  Quem somos

  Diretoria

  Endereços

  Como chegar

  Histórico

  Estatuto

  A Logo

 

 

Conheça um pouco mais sobre nós.

   
 

Nossa revista eletrônica.

Memória dos Trabalhadores em Energia do Estado do Rio de Janeiro.

Em maio de 2006, nosso sindicato publicou uma revista comemorativa trazendo um pouco sobre a história do nosso sindicato, suas lutas, vitórias e momentos marcantes para todos os trabalhadores em energia do Estado do Rio de janeiro.

Clique na figura ao lado para visualizá-la.

 

Veja outros documentos & momentos marcantes

Carta de Reconhecimento

 

Carta de reconhecimento

Clique na imagem acima
para dar um zoom no documento.

 

Em 1903 a Fábrica do Gás, antigo empreendimento de Irineu Evangelista, já estava sob o controle da empresa belga Société Anonyme du Gaz (SAG) e contava com pouco mais de 700 funcionários. No dia 16 de agosto, no Rio de Janeiro, tem início daquele ano, os operários da fábrica de tecidos Aliança começam uma greve reivindicando aumento geral de salários e redução da jornada para 8 horas diárias. O movimento se alastra para outras categorias e atinge os alfaiates, os chapeleiros e, por fim, os trabalhadores da Companhia do Gás que param toda a produção. A greve não dura nem 24 horas com os salários sendo aumentados. A luta pelas 8 horas ainda ia durar um pouco.

Em novembro do mesmo ano, seguindo o exemplo, os condutores de bondes entram em greve exigindo aumento de salários e o fim da fiscalização secreta imposta pelas empresas (que ainda não pertenciam à Light). A polícia intervém e muitos trabalhadores foram presos neste movimento. Dias depois, os operários da Companhia do Gás param, exigindo a demissão de um capataz tido como repressor e violento. A greve dura 9 dias e termina com êxito.

A partir de 1905 chega ao nosso estado a The Rio de Janeiro Tramway, Light e Power Company Limited e Companhias Associadas, que assume as várias concessões de serviços urbanos (bondes, produção de energia, telefones, gás, etc).

As primeiras atividades coletivas dos trabalhadores foram então organizadas e conduzidas por uma entidade autônoma e livremente constituída: o Centro de Operários e Empregados da Light (C.O.E.L.) do qual encontramos apenas citações em jornais antigos e em alguns livros que tratam do movimento operário brasileiro.

Em 1931, o C.O.E.L. entrou com uma solicitação oficial de reconhecimento junto ao recém criado Ministério do Trabalho. A carta de reconhecimento foi assinada pelo primeiro ministro do trabalho de Getúlio, Lindolfo Collor.

No dia 1° de abril de 1932, um outro grupo de trabalhadores da empresa buscava também a formação de um sindicato. A disputa entre os dois grupos, pelo direito de representar os trabalhadores da The Rio de Janeiro Tramway, Light e Power Company Limited e Companhias Associadas durou vários anos.

 
 
 

 

Veja algumas publicações históricas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ata de 22 de Novembro de 1940
 

Ata da reunião de diretoria, em 22/11/1940. O Sindicato é, provisoriamente, dirigido por uma junta governativa e passa a se chamar "Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica e Produção de Gás do Rio de Janeiro".

 

 

Ata de instalação.

Clique na imagem acima
para dar um zoom no documento.

 

 

Veja alguns jornais e matérias de época.   Veja alguns jornais e matérias de época.   Veja alguns jornais e matérias de época.   Veja alguns jornais e matérias de época.   Veja alguns jornais e matérias de época.   Veja alguns jornais e matérias de época.   Veja alguns jornais e matérias de época. 

 

Veja alguns jornais e matérias de época.   Veja alguns jornais e matérias de época.   Veja alguns jornais e matérias de época.   Veja alguns jornais e matérias de época.   Veja alguns jornais e matérias de época.   Veja alguns jornais e matérias de época.   Veja alguns jornais e matérias de época. 

 

Veja alguns jornais e matérias de época.   Veja alguns jornais e matérias de época.   Veja alguns jornais e matérias de época.   Veja alguns jornais e matérias de época.   Veja alguns jornais e matérias de época.

 

Clique na imagem acima para dar um zoom no documento.

 

   

Últimos Boletins Publicados

Nossa Estrutura


Nossos telefones

& Contatos

Expediente

 

 

Webmail

Controle Sistema

 

 



Avenida Marechal Floriano, 199 - 16º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20080-005